Leia isto!

terça-feira, 26 de julho de 2011

MOVIMENTO CATRUMANO

MOVIMENTO CATRUMANO


É um movimento que nasceu em 2005 articulado por intelectuais, artistas e políticos do Norte de Minas. O seu objetivo é criar um plano de desenvolvimento para essa região, identificando e aproveitando todas as suas potencialidades nos campos da: agrícultura, pecuária, industria, turismo e cultura. Dentro de tal propósito, o movimento reflete sobre a história de Minas Gerais e coloca em questionamento a forma como ela foi escrita e transmitida. Acredita-se que desinformações na história desse estado, pelo menos, no que concerne a sua região norte, ao longo do tempo, vem prejudicando-a gravemente.

A história oficial não informa sobre o papel desempenhado pelo Norte de Minas na fundação e consolidação do Estado de Minas Gerais. Segundo o Professor João Batista Costa, pesquisador da Unimontes e principal articulador do Movimento Catrumano, o Norte de Minas constituiu-se antes mesmo de Mariana, reconhecida pela constituição Mineira como local único de fundação do Estado. "Em meados do século 17, enquanto a região das Minas se formava em Mariana, os Gerais surgiam no atual município de Matias Cardoso, no Norte de Minas. É essa articulação que compõe o nosso Estado, portanto, ela precisa ser oficialmente reconhecida, diz o professor. Ele também afirma em sua tese de doutorado que a primeira igreja de Minas Gerais foi construída em Matias Cardoso, município que também deu origem à primeira paróquia do Estado. "Isso comprova o pioneirismo do Norte em todos os aspectos, inclusive no religioso", afirma João Batista.

Na verdade, nós, "catrumanos", reconhecemos a importância de Mariana na fundação do Estado, mas queremos também que Matias Cardoso seja incluído nessa história e, para isso, é preciso o apoio de todos os setores representativos da região.

Com a convicção da importância desse Movimento é que criei este blog. Este será mais um espaço de difusão dessa idéia. Aqui, divulgarei tudo sobre a catrumania: textos científicos, jornalísticos, literários, letras de músicas, gravações musicais de autores da região e outras ricas manifestações culturais de nosso povo

Nenhum comentário: