Leia isto!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PALESTRANTES DEFENDEM A VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO E OS 10% DO PIB PARA A EDUCAÇÃO

A audiência pública conjunta promovida na última quarta-feira (31/8) pela Comissão de Educação e Cultura e pela Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10) promoveu uma discussão qualificada acerca das metas 15, 16 e 17 do PNE que tratam da formação e valorização dos profissionais de educação. “A qualidade dos palestrantes, a intervenção dos deputados presentes e a participação da plateia permitiram que analisássemos as três metas com profundidade e apresentássemos alternativas”, avaliou a professora e deputada federal Fátima Bezerra, presidenta da Comissão de Educação e Cultura e autora do requerimento para a realização da audiência conjunta. A maioria dos palestrantes defendeu os 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação como a única maneira de se garantir a valorização dos profissionais de educação com piso salarial, plano de carreira e formação continuada. “Com os recursos atuais, não conseguiremos enfrentar o desafio da educação de acompanhar o desenvolvimento do Brasil”, afirmou a representante da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Leocádia da Hora, “o PNE tem metas ousadas e vai precisar de um investimento corajoso”, reforçou.

CNTE
O representante da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), professor Heleno de Araújo Filho, argumentou que o desenvolvimento do ensino deve ser feito por meio da valorização de todos os profissionais da educação.

NEGOCIAÇÃO
A audiência também tratou do papel dos técnicos administrativos para a qualidade do ensino. A coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Léia de Souza Oliveira, pediu que o PNE contemple mais esses trabalhadores da educação. De acordo com ela, atualmente existem 182 mil trabalhadores sem piso salarial digno. Ela lembrou que mais de 150 mil servidores das universidades federais estão em greve há mais de 80 dias.
Durante a audiência, a deputada Fátima Bezerra fez um apelo para que o governo apresente uma contraproposta aos servidores técnicos/administrativos das universidades federais e dos IFETS (Institutos Federais de Ensino Técnico). Durante a audiência de ontem também foi aprovada uma moção de apoio aos servidores em greve. (Assessoria da deputada Fátima Bezerra)

Fonte: CNTE





Nenhum comentário: